A Zeiss Compact Prime CP.2 é uma lente cine prime projetada para cinema e aplicações de produção de vídeo. Além de ótimos mecanismos e óticas, ela oferece ampla flexibilidade nas áreas de compatibilidade com câmera, com follow-focus e capacidade de captura.
Anunciada na NAB 2012, essa lente é uma inclusão super GA à linha Zeiss Compact Prime CP.2 de cine primes. Como o restante da linha, a 35mm possui um sistema de montagem intercambiável que oferecer uma vantagem excepcional - não só a lente pode ser usada com câmeras de diferentes montagens, como também existe a garantia de que será compatível com a maior parte das câmeras futuras. O sistema oferece compatibilidade com montagens PL e EF. O website da Zeiss fornece instruções sobre como desmontar uma montagem existente e montar uma nova. As cinco montagem permitem o uso com câmeras cine e DSLRs.
A ótica e os mecanismos são superiores também. A lente incorpora dois elementos de lente aesféricos e dois tipos especiais de vidro com dispersão parcial anormal que corrige excepcionalmente a aberração cromática. O revestimento antirreflexo T* famoso da Zeiss, junto de armadilhas internas de luz, fornecem supressão avançada de reflexo. 14 lâminas de íris de alta precisão abrem de forma circular consistentemente em todos os T-stops, permitindo altas luzes incríveis em áreas fora de foco, produzindo um bokeh suave.
Em se tratando de alta flexibilidade, além do sistema de montagem intercambiável, a CP.2 25, como o restante de sua família, fornece cobertura total de sensores 24 x 36 de quadro inteiro. Ela pode, agora ou no futuro, ser usada com qualquer câmera de sensor 24 x 36, como a Canon 5D e 1DC e Nikon D800.
A lente também oferece flexibilidade follow-focus. Em toda a linha CP.2, o diâmetro frontal é consistente, os mecanismos de foco e íris são padrão e o corpo é no estilo cine, oferecendo compatibilidade com todos os sistemas follow-focus padronizados. Além disso, a CP.2 35 também oferece uma rotação de anel de foco de um 300° manual e permite follow-focusing preciso.
De volta à flexibilidade, para quem quiser tirar proveito da capacidade de captura 4K de muitas das câmeras sendo lançadas, toda a linha CP.2, incluindo a 35mm, é compatível com 4K.
A 35mm também combina com a cor do restante da linha CP.2 e portanto, trocá-la por uma outra da mesma linha pode ser feito de forma conveniente, sem precisar corrigir nada na pós-produção.
Resistente e com óticas duradouras, além da promessa de compatibilidade futura, você pode confiar na 15mm por muitos anos de uso com resolução nítida.
Alta performance